sábado, 12 de janeiro de 2013

DESCASO COM O DINHEIRO PÚBLICO






O Cabo de Santo Agostinho, de acordo com o último levantamento do IBGE, é o 4º município que mais arrecada em PE com um PIB per-capta que beira os R$ 25 mil, superior ao da capital Recife em quase uma vez e meia.

Apesar de toda essa pujança econômica, a cidade apresenta índices sociais preocupantes, como por exemplo, da favelização, que leva o Cabo a ostentar a dianteira no estado onde o índice mais cresceu.

Pois bem, é relevante perceber nesse contexto, que dentre tantas outras coisas que faltam por aqui, salta a vista o desrespeito para com os cidadãos no quesito SANITÁRIOS PÚBLICOS. Os poucos existentes estão em péssimo estado de conservação, a exemplo dos localizados na Feira Livre e no Parque dos Eucaliptos em Ponte dos Carvalhos, no Mercadão do Cabo e no centro. É só dá uma passadinha nos locais citados e comprovar "in loco".

Mas, o foco dessa matéria é o descaso com o dinheiro público na obra executada há pouco mais de 4 anos na Rua Enf. D. Zefina com a Rua "C" do Lot. Bom Conselho, esquina com a Antiga BR 101.

Ao final da primeira administração Lula Cabral, a prefeitura depois de desapropriar alguns comerciantes que se instalavam na área - e isso deve ter custado dinheiro do contribuinte - construiu um sanitário público no local e reformou a praça anexa. A obra, que deve ter consumido alguns milhares de reais do tesouro do município, hoje encontra-se em completo abandono, tomada por lixo e mato, servindo, a praça de abrigo para alguns poucos viciados em álcool e o que era pra ser Sanitário, um verdadeiro MONUMENTO A INCOMPETÊNCIA do poder público em gerir o patrimônio de forma a servir a coletividade.(VEJA A FOTO)

Qualquer cidadão que necessite utilizar o espaço para satisfazer suas necessidades fisiológicas esbarrará em paredes de tijolo maciço fechando a entrada do que era pra ser sanitários de uso público!

Como vivemos sob a égide de um novo governo, vamos esperar do novo gestor um pouco de atenção ao problema, e que respeite o dinheiro público aplicado em obras, conservando-as e fazendo-as funcionar em benefício da população, como é o caso dos Sanitários Públicos, sem esquecer dos novos vereadores que têm o papel fundamental de FISCALIZAR como é gasto os recursos municipais! Senhores, a população espera TRABALHO!

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Ano Novo - Promessas Velhas



Despertamos hoje para um novo ano, cheios de esperança de uma vida melhor e de concretizarmos sonhos e idéias que não conseguimos realizar no ano que se passou.

Aqui no Cabo de Santo Agostinho, toma posse hoje a frente dos destinos de 200 mil pessoas, o prefeito Vado da Farmácia(Foto) com a imensa responsabilidade de cumprir um "catatau" de promessas feitas em palanque, inclusive algumas datadas de 8 anos atrás e, passado esse tempo, não foram cumpridas nem por ele (que foi vice-prefeito no período) nem pelo seu antecessor, Lula Cabral.

Confira abaixo, algumas das inúmeras promessas de campanha de Vado da Farmácia, que tem obrigação moral com a imensa maioria que o elegeu (quase 12 mil pessoas) de cumpri-las:


PROMESSAS DE VADO DA FARMACIA*

#Construção de um Estádio de Futebol em Pontezinha.

#Construção do Mercado Público de Ponte dos Carvalhos.

#Construção de um Pátio de Eventos em Ponte dos Carvalhos.

#Criação de um Plano Diretor Participativo de Mobilidade urbana para melhorar as vias públicas, a acessibilidade e a mobilidade a partir de sugestões dos cabenses.

#Criação do Programa VAI E VEM MELHOR (Construção de ciclovias e ciclofaixas, entre outras iniciativas)

#Tablets para alunos da Rede Municipal de Ensino (cada aluno da rede a partir do 7º ano receberá um tablet para ter acesso a melhor conteúdo pedagógico e se preparar para o futuro)

#Projeto VAMOS GANHAR O MUNDO (jovens cabenses vão estudar inglês e espanhol no exterior por conta do município)

#Cursos preparatórios para vestibulares (Cursinho Municipal).

#Espaço VENCER (Construção de duas sedes, uma no Centro e outra em Ponte dos Carvalhos que oferecerá cursos gratuitos de capacitação profissional)

#Cursos Técnicos nas 20 Microregiões. (Cursos técnicos oferecidos aos cabenses no lugar em que moram)

#Clínica Pediátrica 24 Horas (Construção ao lado da Maternidade Padre Geraldo, em Ponte dos Carvalhos)

#Programa REMÉDIO EM CASA (Levar medicamento de uso contínuo para pacientes em todos os cantos da cidade, sem custo e com pontualidade)

#Odontomóvel e Posto Médico Móvel (Atendimento médico e odontológico intinerante para moradores da zona rural)

#Contratar mais médicos e especialistas.

#Ampliação do Hospital Mendo Sampaio.

*Extraído do Programa de Governo do candidato do PSB Vado da Farmácia.

Vamos ficar atentos e cobrar do candidato nos anos que virão o cumprimento da palavra dada, afinal ele irá gerir o 4º Orçamento de PE e o município com uma arrecadação per capta maior que a da capital, em torno de R$ 26 mil por habitante/ano. Estaremos atentos!