terça-feira, 5 de junho de 2012

APOSTANDO TODAS AS FICHAS



O processo eleitoral afunila-se. Já ingressamos no mês de São João e, os grupos políticos se apressam para cumprir prazos e homologar candidaturas. Aqui no Cabo, não é diferente. Faltando um mês para o início da campanha propriamente dita, já presenciamos o "corre-corre" dos pré-candidatos.

Pois bem, além dos recentes apoios de peso recebidos pelo pré-candidato do PSDB, deputado Betinho Gomes, entre esses dos senadores Jarbas Vasconcelos(PMDB) e Armando Monteiro(PTB)- FOTO - dois fatos marcaram a pré-sucessão municipal no Cabo nesses últimos dias. O primeiro foi a distribuição de um panfleto pelas ruas da cidade informando o resultado de uma pesquisa supostamente divulgada em um Blog famoso do Recife, em que o pré-candidato da situação, o vice prefeito Vado, aparece com 42% das intenções de voto, seguido pelo deputado Betinho Gomes, pré candidato do PSDB, com 39%. Entretanto, a pesquisa oficial, registrada no TRE/PE e confirmada pelo dito blog, trazia resultado completamente diferente do anunciado pelo grupo da situação, onde o candidato tucano aparece na frente com 41% das intenções contra 24% de Vado da Farmácia. Como se isso não bastasse, o panfleto apócrifo estava sendo distribuído em Ponte dos Carvalhos, na sexta-feira, 01 de junho, em pleno horário do expediente da tarde por pessoas que reconhecidamente exercem cargo em comissão na prefeitura do Cabo. Resumindo: o episódio deixa farta munição para a equipe jurídica do deputado Betinho Gomes utilizar contra seus adversários.

O segundo, foi o lançamento ontem das pré candidaturas de Paulo Farias(PSD) e Dr. Zé Carlos(PMN), ambos, ligadíssimos ao prefeito Lula Cabral, inclusive , o último tendo assumido a pasta da saúde na administração atual. Depreende-se do 2° fato, por mais leigo que o leitor seja, que as pré-candidaturas supracitadas são na verdade, "boi de piranha" do grupo, aquelas usadas para "interlocução" de último degrau, apesar de, na forma da Lei, terem toda a legitimidade representativa de qualquer candidatura. Numa segunda análise, se homologadas, as duas podem ter sido concebidas com o claro objetivo de tentar influenciar nos índices das pesquisas, que até agora, deixam o tucano Betinho Gomes, numa posição confortabilíssima e, certamente, ira influenciar nos apoios e, inclusive numa participação mais "aguerrida" do governador Eduardo Campos no pleito, cabo eleitoral que todos querem no palanque.

De qualquer forma, os episódios citados dão uma mostra que o grupo comandado pelo prefeito Lula Cabral, sentiu o fraco desempenho do seu candidato junto ao eleitorado cabense, que já o chamam de "Vado da Bolacha", numa alusão ao ex-prefeito Zequinha, que ficou eternizado no imaginário popular como um político de poucas letras, nenhum discurso e com forte tendência assistencialista.

Diante da conjuntura, é nítido que o prefeito Lula Cabral vai apostar todas as fichas e artifícios que encontrar pelo caminho para tentar "inflar" uma candidatura que está posta, mas não convenceu, nem empolgou!

Um comentário:

  1. Torço por Betinho Gomes. Se o Mandato dele For Semelhante ao de Elias Gomes a Cidade Só tem a Crescer.

    ResponderExcluir