quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

DILMA BOTOU O BRASIL NO ATOLEIRO!


*Por Ossami Sakamori


A presidente Dilma quer que o povo continuem cheirando o "lança perfumes", para não acordar sobre a crise que já se instalou. Dilma, ignora a quarta-feira de cinzas. Por ela, Dilma, o Brasil vai pular o Carnaval até às eleições de 2014! Até lá, Dilma vai jogando as serpentinas para o seu eleitorado como se a festa nunca acabasse. Vai distribuindo os lanças perfumes, com rótulos de Bolsa Miséria e Bolsa Empresário, para mantê-los no mundo da fantasia. Assim, ganha a reeleição fácil, fácil.

A Dilma conseguiu colocar o País num beco sem saída. Melhor dizendo, a Dilma colocou o Brasil numa situação econômica financeira muito complexa para recolocá-lo nos eixos. É um círculo vicioso que, a cada dia que passa, vai complicando cada vez mais, como se fosse uma curva denominado espiral. Espiral, para quem não é matemático, é uma curva parecido como aquela da Galáxia, do núcleo vai expandindo, expandindo, até encontrar o infinito.

Não sou analista de renome, mas entendo razoavelmente do mercado financeiro global. Entendo de como a economia global gira em cima de uma bolha financeira. Entendo o raciocínio dos especuladores e investidores institucionais. Entendo a fragilidade do sistema financeiro global. Qualquer movimento em falso, a vaca vai para o brejo. Nem será o jeitinho do Mantega e nem a política macro prudenciais do Tombini que vai tirar o País do atoleiro que se meteu. Aliás, os jeitinhos e políticas macro prudenciais que levaram o País neste buraco, sem fundo.

O momento é de tomada de decisões. Chega de jeitinhos e prudências. Chega de representação de carnaval. Está na hora de tirar a fantasia e a máscara da folia, para enfrentar "de frente" os problemas que se instalou no País. A Dilma, sozinha, não vai enxergar o atoleiro que o País se meteu. Ela não conseguiu salvar nem a sua loja de R$ 1,99, quanto mais um País com R$ 4 trilhões de PIB. Os agentes econômicos e economistas notórios, utilizam-se de verbos amenos para chamar atenção do fato grave. A imprensa se aquietou. A oposição ao governo Dilma, acovardou-se e recolheu-se num redoma. Deixaram a tarefa para este chulo blogueiro para denunciar os fatos, os mais graves, das últimas 2 décadas.

Dilma, vamos trabalhar, vamos!

Ossami Sakamori, 68, engenheiro civil, foi professor da UFPR, filiado ao PDT. Twitter: @sakamori12

Nenhum comentário:

Postar um comentário