domingo, 21 de março de 2010

DIA MUNDIAL DA ÁGUA SERÁ COMEMORADO NO RECIFE E EM OUTRAS CIDADES PERNAMBUCANAS


O Dia Mundial da Água será celebrado nesta segunda-feira (22). Para lembra a data, a Prefeitura do Recife preparou uma série de eventos. Durante uma semana, serão realizadas atividades em diversos pontos da cidade, como corrida de barcos no Rio Capibaribe, distribuição de material informativo para sensibilizar a população, palestras e feira de artesanato. O prefeito João da Costa abrirá oficialmente as comemorações nesta segunda, às 11h, na Rua da Aurora, no Centro

Na segunda logo cedo, acontece a Barqueata, que vai contar com a presença de barqueiros que vivem do Rio Capibaribe. Às 7h, acontece um café da manhã com os participantes da competição ecológica, no Capibar (Rua Tapacurá, 101 - Bairro de Casa Forte), e às 8h, a largada do evento do mesmo local, com os pescadores da região e atletas remadores, além da presença do barco escola.

Ainda durante toda a manhã, artistas e alunos da Escola Municipal da Mangabeira e do Colégio Neo Planos irão realizar um movimento artístico, na Rua da Aurora, local da chegada da Barqueata. Em um muro cedido por uma construtora, o grupo vai expressar a importância de racionalizar o uso da água. Além disso, haverá apresentação de teatro de mamulengos e participação da Frevioca.

Também na segunda, a Empresa de Limpeza e Manutenção Urbana (Emlurb) vai iniciar um mutirão para despoluir as margens do Rio Capibaribe. A ação segue até o próximo sábado (27). A expectativa é que sejam removidas, aproximadamente, 30 toneladas de resíduos durante a operação.

Na Praça da Independência, das 8h às 12h, haverá uma exposição fotográfica sobre o tema. À tarde, a partir das 14h, está programado o debate na Refinaria Multicultural Nascedouro de Peixinhos sobre a importância de preservar e cuidar de outro rio que corta a Cidade, o Beberibe.

OUTRAS AÇÕES - Para marcar a data, a Sociedade Nordestina de Ecologia (SNE), por meio do projeto Reflorestágua, programou uma série de atividades em escolas públicas e privadas dos municípios de Moreno, Vitória e Gravatá. A intenção é despertar desde cedo a consciência ecológica em crianças e jovens, proporcionando vivências de educação ambiental.

HISTÓRIA - O Dia Mundial da Água foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) no dia 22 de março de 1992. Nessa data, a ONU divulgou um importante documento: a “Declaração Universal dos Direitos da Água”. O texto apresenta uma série de medidas, sugestões e informações que servem para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes para a questão da água. No Brasil, a adesão partiu do Congresso Nacional com a Lei nº 10.670, de 14 de maio de 2003, que instituiu o Dia Nacional da Água, também comemorado no dia 22 de março de cada ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário